Foto: Vinicius Becker (Diário)
Registro do pare e siga da BR-158.
O deslocamento entre Itaara e Santa Maria tem se tornado cada vez mais desgastante devido às condições das vias disponíveis. Desde o bloqueio da Estrada do Perau, em maio de 2024, a BR-158 também virou motivo de reclamações por consta das longas filas e seu tempo de tempera, pois opera no sistema de pare e siga. A situação foi destacada pelo prefeito de Itaara, Sandro Roberto Galarça Ferigollo (PT), que reforçou a preocupação com as dificuldades de mobilidade e os impactos econômicos gerados pela interdição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Estrada do Perau será tema de uma reunião convocada pelo Ministério Público (MP) Estadual nesta terça-feira (7), às 14h45min, no Fórum de Santa Maria, para tratar sobre a execução de obras no local.
Comunidade
Além das dificuldades de mobilidade, o impacto econômico já é sentido em Itaara. Ferigollo relatou que comerciantes têm registrado queda nas vendas, e alguns estabelecimentos estudam fechar as portas devido à redução no fluxo de clientes.
— O impacto em Itaara é muito grande. O comércio é o mais prejudicado. Temos restaurantes querendo fechar. Funcionários que moram em Santa Maria e trabalham em Itaara também enfrentam atrasos diários. É uma situação estressante para todos. É muito tempo parado (na BR-158), é criança chorando nos ônibus escolares. Estamos muito preocupados com a BR-158, principalmente quando há necessidade de deslocamento rápido, como no caso de ambulâncias do nosso município ou de cidades vizinhas. Essa situação tem nos trazido muitos problemas. Vamos no MP conversar com o promotor novamente sobre isso — lamentou Ferigollo.
Alternativa
Ferigollo destacou que a administração municipal vem buscando alternativas para garantir o acesso a Santa Maria enquanto a Estrada do Perau permanece interditada. Uma das opções seria a reabertura da Estrada Vicente Vieira, que liga Itaara até a região do Bairro Caturrita, em Santa Maria.
— Do nosso lado ela está toda pronta, só precisa de uma parceria com a Prefeitura de Santa Maria para liberar o tráfego. Se estiver em boas condições, o trajeto até Santa Maria pode ser feito em cerca de 20 minutos, o que ajudaria muito em casos de urgência, especialmente para ambulâncias. Já falamos com o Rodrigo Decimo (prefeito de Santa Maria) várias vezes. Seria uma meio de termos uma escapada rápida do município — explicou o prefeito.
Uso irregular do Perau
Na última segunda-feira (6), houve um deslizamento na BR-158, prejudicando o deslocamento na via, que em alguns momentos teve o trânsito totalmente bloqueado. Retomando, posteriormente, o sistema pare e siga. Para fugir do trecho, condutores utilizaram a Estrada do Perau. Ainda que bloqueada desde as enchentes de abril e maio de 2024.
Leia mais:
- Motoristas utilizam Estrada do Perau para desviar do bloqueio na BR-158; autoridades alertam que trecho continua interditado
- Sobe para 17 os casos confirmados de intoxicação por metanol no país; duas suspeitas são investigadas no RS
- DNIT libera trânsito na BR-158 entre Santa Maria e Itaara; obras retomam terça-feira